O último que acenda a luz

Este ano apostámos fortemente no teatro, acrescentando mais uma produção teatral à nossa longa lista que começou a ser criada em 1995. “O último que acenda a luz” é a 49.ª produção da companhia, sendo a décima peça que se debruça sobre um tema relacionado com as ciências, nesta caso a eletricidade e as energias renováveis.
A peça coloca em cena o divertido casal Maria da Luz e Tó Engenhocas, acompanhados pela sua bebé Sol. Confrontada com o aumento exponencial da fatura energética da casa, a família não consegue pagar a conta, ficando assim sem eletricidade e sem gás. O inventivo Tò Engenhocas inventa então a fantástica “biciclética”, um engenho sui generis munido de cinco cremalheiras que acionam diversos sistemas, tais como uma máquina de lavar, uma secadora, uma ventoinha, entre outros.


As atrizes Cláudia Santos e Maria João Borges dão corpo ao cómico casal Maria da Luz e Tó Engenhocas

São ainda utilizadas outras fontes de energia renovável, com destaque para a energia solar, através da utilização de um sistema solar “off-grid” e um forno solar, com o qual a família confeciona os manjares da festa de aniversário da menina Sol, refeição que será degustada por diversos convidados no final do espetáculo – os convidados são membros do público que acionam ao vivo as originais máquinas de cena.

Participação especial:

Henriqueta Oliveira, Vereadora (Educação e Formação Profissional, Coesão e Inovação Social, Saúde, Cultura, Turismo) e Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lousã; Helena Correia, Presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho; Alice Francisco, Técnica Superior, Unidade de Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Lousã

A estreia do espetáculo decorreu no dia 26 de Março, no Clube Recreativo Vilarinhense, numa sessão aberta ao público em geral, tendo uma repetição no dia seguinte, Dia Mundial do Teatro, para o público sénior do concelho da Lousã.

Apoios: DGArtes, República Portuguesa, Autarquia da Lousã, Efapel, Solarshop, Sunok, Centro Social de Casal de Ermio, Clube Recreativo Vilarinhense


Ficha técnica e artística

Encenação: David Cruz

Interpretação: Cláudia Santos, Maria João Borges

Dramaturgia: David Cruz, Maria João Borges

Canções: David Cruz

Banda sonora: David Cruz, Nuno Coelho

Cenário e adereços: José Baltazar

Figurinos: Fernanda Gonzaga

Cartaz e imagem gráfica: Cláudia Santos

Operação técnica de luz e som: David Cruz


Mais informação em encerradoparaobras.net


Comentários