Navegar é Preciso

 

Artistrada, Itália, 2019, Foto de Maria Pezzanesi

Em reconstrução permanente

Entre 2018 e 2019 a companhia recuperou a força criadora que a carateriza desde o início, tendo criado um total de 6 novas produções nas áreas do Teatro e da Música, sanando algumas das feridas deixadas pela crise económica e financeira de 2010.

O futuro adivinhava-se atarefado do ponto de vista da produção teatral e musical, havia boas parcerias e boas perspetivas relativamente à digressão de espetáculos dentro e fora de Portugal. Em 2018, a companhia estava a instalar-se em Leiria, o terceiro concelho onde assentava arraiais após a sua criação em 1995. Apesar da ótima receção pelos cidadãos, pelo poder local e pela comunidade artística, a pandemia de COVID-19 empurrou-nos noutra direção, levando-nos para um novo concelho no final de 2020.

A gestão da pandemia obrigou ao cancelamento de espetáculos, o que afetou drasticamente as comemorações do nosso 25.º aniversário e a digressão de 2020, mas mantivemo-nos imensamente ativos, focando-nos em trabalho de bastidores, ensaios e realização de espetáculos através dos meios digitais. Apesar de todos os constrangimentos, nesse ano realizamos cerca de metade das atuações do ano anterior, (um total de 74 apresentações), a grande maioria das quais na região Centro, com apenas 7 apresentações feitas fora deste território, no Alentejo. 


Lengalengando, Lousã. 2021

Bailinho do Homem Orquestra, Lousã. 2021

Trov'antiga, Leiria. 2021


Encerrados, mas sempre abertos ao público

A instabilidade provocada pela pandemia e as crises que se adivinhavam no horizonte levaram-nos a reconstruir tudo novamente, uma das nossas especialidades que faz jus ao nosso nome, pois sem mudanças não há crescimento...

Em 2021, já instalados no novo território, no concelho da Lousã, aproveitamos cada segundo de um longo e restritivo confinamento para investir em novos projetos criativos, um dos quais estreou nesse mesmo ano, Lengalengando, a nossa 47.ª produção. Em simultâneo, iniciámos as gravações do 4.º CD musical da companhia e levámos a nossa digressão a 14 concelhos de Portugal e a um concelho de Espanha, perfazendo um total de 68 apresentações.

E ainda investimos algum do nosso tempo a revitalizar a imagem da Encerrado Para Obras na Internet, criando um site no qual divulgamos toda a informação relacionada com a nossa atividade, historial, espetáculos, calendário de digressão, projetos em curso e venda de música original. A companhia manteve também os seus seguidores atualizados através da partilha de histórias e vídeos originais no Instagram, Facebook, Blogger e Youtube.

Porém, o nosso objetivo máximo continua a ser o mesmo desde há muitos anos, juntar as pessoas através da arte, facilitando o acesso e fruição de todos, algo que só é possível fazer-se presencialmente.



Da Cruz One Man Band, Lousã, 2021

Terra de emoções

Atualmente, encontramo-nos numa terra onde se valorizam as emoções - tal como o faz a serra simbolicamente, o nosso trabalho também é fazer a ligação entre o céu e a terra, entre o objetivo e o subjetivo.

Desse modo, estamos a concentrar a nossa energia na criação de um espaço físico para a companhia que será aberto à comunidade e que pretende passar conhecimento/cultura a todos, estimular a participação e a discussão, dar formação e deixar um legado às gerações futuras.


Fotomontagem, Da Cruz One Man Band, Lousã, 2021





Comentários