Boldie & Cloide


Boldie & Cloide o novíssimo espetáculo da Encerrado Para Obras estreou no Leiria Há 100 anos, no dia 1 de junho, integrando a animação deambulante do evento e transportando os visitantes diretamente para os loucos anos 20.

Nesta que é a 45.ª produção da companhia revisitamos canções com 1 século de história de vários pontos do globo desempoeirando as nossas vozes da rádio, reciclando um banjo que não tocava há 10 anos e dando uns passinhos de dança mais ousados que o habitual.
 


Descrição
Inspirados na odisseia de Bonnie & Clyde, o casal de gangsters mais famoso da história, os artistas Cláudia Santos (uma cantora mais conhecida pelo pseudónimo de Cloide) e David Cruz (um músico ousado) levam-nos numa viagem musical aos loucos anos 20, uma época de folia e libertação durante a qual o mundo celebrou a alegria da vida após a hecatombe da 1ª guerra mundial. Partindo de Leiria no ano de 1919, este casal de sonhadores anda pelo mundo a assaltar bancos - não, não estamos a falar dos bancos-instituições financeiras, mas sim de bancos de jardim! Em vez das metralhadoras, a dupla usa um banjo, alguns instrumentos de percussão e duas vozes fortes e expressivas para atacar os transeuntes: em vez das balas projetam notas musicais, em vez da dor provocam alegria e em vez do dinheiro roubam sorrisos.
O repertório inclui música popular das décadas de 1910 a 1930 na Europa e nas Américas. Iniciando-se em Lisboa com o fado da Severa, o duo segue para Paris, depois cruza o atlântico para chegar ao Rio de Janeiro, onde celebra a obra de Chiquinha Gonzaga, primeira sambista brasileira e da sua seguidora Carmen Miranda, diva de origem portuguesa, passa pelo Peru com "Besame Mucho" célebre canção da pianista Consuelo Velázquez, passa por Nova Iorque com canções dos grandes Irving Berlin e George Gershwin, e por fim, fazendo escala nos Açores com uma canção tradicional da Ilha do Pico, regressa a Portugal onde reinventa canções populares e modinhas alentejanas do início do século.

A direção musical do projeto está a cargo de David Cruz e os figurinos são da responsabilidade de Cláudia Santos.

Comentários